Notícias

7 dicas para negociar melhor com clientes da sua empresa

Postado em 31/07/2014.

7 dicas para negociar melhor com clientes da sua empresa

Dicas para negociar com clientes
Escrito por Marcelo Ortega, especialista em vendas

Um negociador de sucesso é aquele que busca sempre o consenso e dá ao cliente o direito de desistir de sua proposta no momento da compra. Você já experimentou falar com um novo cliente que não teria problema se ele quisesse desistir do negócio?

Eu sei que milhares de vendedores jamais fariam isso, mas aprendi que a melhor maneira de estabelecer um relacionamento duradouro é ter abertura para dizer ”não” às solicitações do cliente que não conseguiremos atender. E dar a ele o direito de rever sua decisão.

Quando passei a ser transparente em uma negociação, ganhei mais amigos (clientes) e tranquilidade no processo de vendas para entregar o prometido, pois tudo fora acordado. Pense nisto e tenha algumas diretrizes para negociar. Você não tem de ser agressivo para ser um bom negociador, pois negociação não é uma luta.

A maioria das pessoas tem um talento natural para negociar. Mas, você não precisa comprometer sua ética para conseguir o que você quer. A negociação nem sempre é um processo formal e é preciso aprenda a dizer “não”. Busque soluções criativas para chegar a um acordo.

 
 
 

O maior desafio de um negociador é ter que superar objeções, mantendo a calma e o poder de persuasão. Devemos entender que as objeções dos clientes nem sempre são racionais. Com frequência, elas são de ordem emocional e devemos responder às necessidades dos nossos clientes. Veja algumas dicas importantes para qualquer negociação:

1. Evite estar em número menor de pessoas em relação ao cliente.
2. Busque despertar atenção e criar muita sintonia com a pessoa que tem o poder de decisão.
3. Valorize sua oferta conforme o motivo de compra do cliente.
4. Utilize evidências que comprovem o valor de seu produto, serviço ou ideia.
5. Utilize palavras como “imagine” para ajudar a outra pessoa pensar no benefício de seu negócio.
6. Sempre faça perguntas, nunca suponha ou afirme.
7. Seja sincero, sorria, fale pouco, ouça muito e tenha flexibilidade para se colocar no lugar da outra pessoa.


área do representante

Cadastre-se

Fique por dentro de todas as inovações, cadastre seu email para receber novidades e notícias.